Order:
  1.  8
    Experiência, Lógica e Geometria como fontes de reconhecimento da verdade a partir de Frege/Experience, logic and geometry as sources of recognition of the truth from Frege.Cleverson Leite Bastos & Willian Dos Santos Godoi - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):81.
    O objetivo desse artigo é apresentar com base no pensamento do filósofo alemão Gottlob Frege, a concepção de conhecimento, partindo especialmente dos artigos “Sobre o sentido e a referência” e “As fontes de conhecimento em Matemática e em Ciências Naturais Matemáticas”. Para Frege só poderíamos afirmar que conhecemos alguma coisa, se o pensamento expressado por esta coisa for reconhecido como verdadeiro. Desta forma, antes de apresentarmos a concepção do autor relacionada à forma de reconhecer a verdade expressada por um pensamento, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    O problema das ideias de natureza simples para a geometria não-euclidiana e para a física não-newtoniana a partir da análise de Gastón Bachelard.Willian dos Santos Godoi - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):268-288.
    O seguinte artigo tem como objetivo apresentar o problema das ideias de natureza simples para o desenvolvimento da ciência. Partindo da perspectiva de Gaston Bachelard, apresentaremos dois casos específicos da geometria e da física em relação ao problema da simplicidade de suas noções de base, desde as dificuldades ocasionadas pela simplificação até a superação realizada pelo desdobramento das ideias simples de “paralelas” e “simultaneidade” através do desdobramento dessas noções. A ciência contemporânea ao utilizar como ferramenta metodológica a teorização matemática, descobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark